REINOS - PROTISTA



Introdução


  O reino protista é constituído dos protozoários e das algas, sendo eles unicelulares ou pluricelulares, eucariontes e autótrofos ou heterótrofos. Aqui já conseguimos ver um núcleo individualizado em algumas organelas dispersas pelo citoplasma. São seres sem clorofila que vivem isolados ou em colônias, podendo ser aeróbios ou anaeróbios.


Protozoários

Reino Protista



 Os protozoários são seres unicelulares e eucariontes que já conseguem mostrar um funcionamento metabólico semelhante ao de um animal, respirando, digerindo e até uma primitiva locomoção.
   Esses seres podem ser classificados de acordo com seus métodos de locomoção. Vejamos quais são.

1. Rizópodes: São os protozoários que se locomovem por pseudópodes, como "falsas pernas". Se reproduzem de forma assexuada. Um bom representante para esse grupo é a Ameba.





2. Flagelados: São os protozoários que se locomovem por meio de flagelos, uma "cauda" por assim dizer. Como as amebas, se reproduzem de forma assexuada. Exemplo: o causador da Doença de Chagas, Trypanosoma cruzi.




3. Ciliados: São os seres que se locomovem por meio de cílios, semelhantes aos cílios humanos, que estão dispersos ao longo de toda a estrutura do protozoário. Exemplo de ciliado: o Paramercium.




4. Esporozoários: São os protozoários que não possuem nenhuma organela locomotora. Todos são parasitas. Um exemplo é o agente trasmissor da malária, o Plasmodium.




Doenças



  As doenças causadas por protozoários são conhecidas como protozooses. Mesmo com vida livre, alguns desses seres são parasitas e desenvolvem no ser humano algumas dessas doenças. Vejamos alguns exemplos na tabela abaixo.


Resultado de imagem para doenças causadas por protozoarios




Algas

Reino Protista
  
   As algas são organismos autótrofos e produzem clorofila. Logo, fazem fotossíntese. Durante algum tempo, as algas foram colocadas no reino das plantas, justamente pela semelhança das células vegetais (bem observável, por sinal). Mas por serem organismos simples e pouco organizados, foram realocadas no grupo dos protozoários. São seres muito importantes, pois constituem a base da cadeia alimentar aquática.
   Elas também possuem algumas classificações segundo suas características comuns.

1. Euglenófitas: são algas unicelulares que se locomovem por meio de flagelos e seu habitat, geralmente, é a água doce, podendo também viver em água salgada. Possui em predomiância o pigmento verde da clorofila.  



2. Crisófitas: são algas unicelulares que vivem predominantemente em água doce ou salgada. Também são chamadas de bacilariófitas. Geralmente se reproduzem por cissiparidade, assim como as euglenófitas. É muito famosa no ramo comercial, servindo na confecção de certos cosméticos até na fabricação de tijolos de construção civil.




3. Pirrófitas: são algas unicelulares marinhas, que podem ter uma coloração esverdeada ou parda na maioria das vezes. São elas as responsáveis pelo desequilíbrio ecológico conhecido como "Maré vermelha", onde essas algas liberam toxinas que matam a fauna do redor e deixam a superfície da água com uma aparência avermelhada.




Fenômeno da Maré Vermelha


Comentários