REINOS - MONERA



Introdução


  O reino monera é constituído de bactérias, cinaobactérias e arqueobactérias, também chamadas de arqueas. São seres bem simples, justamente por serem unicelulares e procariontes. É interessante dizer, como curiosidade, que o termo monera vem se tornando menos utilizado hoje em dia, dando lugar ao que se denomina reino Bacteria, que, morfologicamente, dá uma maior visão de quais seres tal grupo abrange.

Estrutura



  As bactérias são seres unicelulares, ou seja, constituídos de apenas uma unidade celular, e procariontes, ou seja, não possuem um núcleo organizado. Ressaltando: as bactérias possuem sim um núcleo; ele só não é revestido da chamada carioteca, presente nos seres eucariontes. 
 Além disso, podem ser autótrofas (bactérias que produzem seu prórpio alimento) ou heterótrofas (bactérias que não produzem o próprio alimento), se reproduzindo assexuadamente.




Tipos de bactérias



  As bactérias podem ser classificadas em quatro tipos, que decorrem de suas formas: cocos, bacilos, espirilos ou vibriões. 
Resultado de imagem para cocos bacilos vibriões e espirilos

Importância



  Mesmo com medidas de precauções, pricncipalmente com bactérias transmissoras de alguma doença, elas também fazem parte de um esquema de benefícios, principalmente para a atividade humana.

1. função ecológica: as bactérias decompositoras ajudam no processo de decomposição de matéria morta, processo esse que pode ocorrer aeróbia ou anaeróbiamente;
2. função industrial: os lactobacilos são bactérias muito utilizadas no ramo laticínio;
3. função na agricultura: as bactérias do gênero Rhizobium são eficazes participantes do ciclo do nitrogênio.


Doenças



  Mesmo com alguns benefícios, existem algumas bactérias que são transmissoras de graves doenças. Vejamos abaixo uma tabela que bem demonstra algumas dessas manifestações:

Resultado de imagem para doenças causadas por bacterias



Comentários