REINOS - FUNGI
Introdução
O Reino Fungi, também conhecido como Reino dos fungos, compreende os
organismos eucariontes, heterotróficos que se alimentam de nutrientes
absorvidos do meio, com espécies unicelulares e multicelulares formadas
por filamentos denominados hifas. São conhecidos popularmente por:
leveduras , bolores, mofos e cogumelos.
Tipos
- Assim como as bactérias, os fungos possuem uma importância ecológica pois atuam como organismos decompositores. Isso permite a reciclagem da matéria na natureza e é fundamental para a manutenção da vida na Terra.
- Outros fungos atuam como parasitas de plantas e animais, como por exemplo o Hemileia vastatrix, causador da ferrugem no café, que dizimou grande parte dos cafezais brasileiros na década de 70.
- Também existem os fungos aliados na agricultura como o caso do Metarhizium anisopliae, o fungo usado em controle biológico no combate a seres que podem ser nocivos às plantações.
- Entre as doenças causadas por fungos que atingem os seres humanos, podemos citar a candidíase causada pelo fungo Candida albicans, e a frieira provocada pelo fungo Tinea pedis.
- Na fabricação do álcool etílico é fundamental a participação do fungo Saccharomyces pois eles são anaeróbicos facultativos, e isso significa que eles realizam respiração com a presença do oxigênio, enquanto na ausência do gás eles realizam a fermentação.
- Na indústria de antibióticos temos o fungo Penicillium notatum, que foi de onde Alexander Fleming extraiu a penicilina que salvou milhares de vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
- Certos fungos pluricelulares são utilizados como alimento, como os champignons, mas muitos outros são considerados venenosos ao ingerir.
- Também existem fungos que produzem substâncias alucinógenas como o Claviceps purpurea que produz o LSD.
Características:
- Unicelular ou Multicelular
- O corpo do fungo é formado por filamentos denominados hifas, que juntos formam "talos" que constituem o corpo do fungo, chamado de micélio.
- Os fungos vivem em locais úmidos e ricos em matéria orgânica
- São heterótrofos e não possuem clorofila
- Reproduzem-se assexuadamente ou sexuadamente por meio de esporos
- Possuem corpo de frutificação ( no caso dos fungos cogumelo-de-chapéu), e esse corpo é formado por hifas férteis denominadas basídios que são capazes de produzir basidiósporos. Quando eliminados, podem germinar e originar novos micélios.
Comentários
Postar um comentário