AUSÊNCIA DE DOMINÂNCIA


  • Ausência de Dominância:
   Podemos identificar dois tipos básicos de ausência de Dominância, cujos estudos foram desenvolvidos em épocas posteriores à de Mendel: a HERANÇA INTERMEDIÁRIA e a CO-DOMINÂNCIA.

   ▪ Herança Intermediária;
A Herança Intermediária é do tipo de ausência de dominância em que o indivíduo heterozigoto exibe um fenótipo diferente e intermediário em relação aos genitores homozigotos. EXEMPLO: Nas galinhas da raça andaluza, o cruzamento entre um galo de plumagem preta (PP) com uma galinha de plumagem branca (BB) produz descendentes com plumagem azulada (PB). Percebe-se então que a interação do gene branco para a plumagem preta determina o surgimento de um fenótipo intermediário.



      ▪ Co-dominância;
A co-dominância é o tipo de ausência de Dominância em que o indivíduo heterozigoto expressa simultaneamente os dois fenótipos paternos. Como exemplo, podemos considerar a herança da cor da pelagem em bovinos da raça Shorton. Os indivíduos homozigotos BB têm pelagem branca; os indivíduos homozigotos AA, têm pelagem vermelha; e os heterozigotos AB, têm apelos brancos e vermelhos alternadamente distribuídos.




Comentários