SISTEMA REPRODUTOR FEMININO II - HORMÔNIOS


Menstruação

A menstruação representa o início da vida fértil de uma mulher, isto é, o período em que a mulher atinge sua maturidade e já pode engravidar.
Corresponde, portanto, à eliminação pelo corpo feminino do material resultante da descamação da mucosa uterina e do sangue resultante do rompimento dos vasos sanguíneos. Ela ocorre quando não há fecundação do óvulo.

Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual é o período entre o início de uma menstruação e outra. Esse período dura, em média, 28 dias, mas pode ser mais curto ou mais longo.
A primeira menstruação chama-se “menarca” e na maioria das vezes, ocorre entre os 12 e os 13 anos. Por volta dos 50 anos, fase é chamada de "menopausa", o óvulos se esgotam e cessam as menstruações e a fertilidade da mulher.

Hormônios

Os principais hormônios femininos são o estrogênio e a progesterona, que são fabricados nos ovários, entram em atividade na adolescência e sofrem variações constantes durante o dia a dia da mulher. Alguns fatores que alteram a quantidade de hormônios femininos são a hora do dia, o ciclo menstrual, o estado de saúde, menopausa, uso de alguns medicamentos, estresse, fatores emocionais e gravidez.

Progesterona

A progesterona é um hormônio que é responsável por regular o ciclo menstrual da mulher e prepara o útero para receber o óvulo fertilizado, evitando que seja expulso pelo corpo, sendo por isso, muito importante no processo de gravidez. Normalmente, os níveis de progesterona aumentam após a ovulação, e caso exista uma gravidez, mantêm-se altos para que as paredes do útero continuem se desenvolvendo. No entanto, caso não exista gravidez, os ovários deixam de produzir progesterona, levando à destruição do revestimento do útero, eliminado através da menstruação. Entenda como funciona o ciclo menstrual.

Estrogênio

Assim como a progesterona, os estrogênios também são responsáveis pela regulação do ciclo hormonal, durante a idade fértil. Durante a puberdade, os estrogênios estimulam o desenvolvimento dos seios e maturação do aparelho reprodutor, assim como o crescimento, e alteram a distribuição na gordura do corpo na mulher, geralmente depositado em torno do quadril, nádegas e coxas. 

Testosterona

A testosterona é um hormônio que, embora seja mais alto nos homens, também é encontrada na mulher em menores quantidades. Este hormônio é produzido nos ovários, ajudando a promover o crescimento muscular e ósseo. A mulher pode desconfiar que tem muita testosterona na corrente sanguínea quando apresenta sintomas tipicamente masculinos como presença de pelos no rosto e voz mais grave. Saiba mais sobre como identificar e baixar a testosterona na mulher.

HCG

O HCG é uns dos responsáveis importantes da gravidez, ele impede que o corpo lúteo seja destruído, o corpo lúteo é quem excreta a progesterona e lá foi onde o óvulo foi amadurecido e depois foi excretado e levado até as trompas onde foi fecundado pelo esperma. Esse é um hormônio exclusivo da gravidez e sobe muito rapidamente no início, já que é nessa fase que ele é primordial. Através dele que pode-se detectar a gravidez e também o tempo aproximado de gestação.


Nidação

A nidação é a implantação do óvulo fecundado na parede do útero. Assim que um óvulo é fecundado nas tubas uterinas , ele começa a se deslocar até o útero e recebe o nome de zigoto. Enquanto ainda está na tubas uterinas inicia-se a divisão celular até que o zigoto fique do tamanho de uma cabeça de alfinete e é chamado de mórula. Considerando que o primeiro desafio da gestação é a fecundação, chegamos já ao segundo desafio, em que 66% dos óvulos fecundados são eliminados antes mesmo de chegarem ao útero. As razões para serem eliminados são: o corpo da mãe considerar um corpo estranho e uma possível malformação.

Comentários