EMBRIOLOGIA I - TIPOS DE ÓVULOS


Embriologia

O que é embriologia? A embriologia estuda os processos de transformações que acontecem num organismo em desenvolvimento, desde a formação da célula-ovo ou zigoto até o nascimento. 

Tipos de Óvulos

Os óvulos podem ser classificados conforme o teor e a distribuição do vitelo, que nada mais é do que uma substância nutritiva que é utilizada pelo embrião durante seu desenvolvimento.

   - Oligolécitos: São óvulos com pouco vitelo;

   - Heterolécitos: São óvulos que possuem mais vitelo que os Oligolécitos. Nesse tipo de óvulo, o vitelo se concentra no polo vegetativo do óvulo, sendo que no outro polo, abriga o núcleo;

   - Telolécitos: São óvulos que possuem alto teor de vitelo, sendo grandes e encontrados em algumas espécies de animais;

   - Centrolécitos: São óvulos que apresentam o vitelo distribuído em sua região central, ao redor do núcleo.




Segmentação ou Clivagem

Logo após a formação do zigoto, se inicia um processo chamado de segmentação, ou seja, a divisão da célula-ovo até a formação de células blastômeras. Podem se diferir por dois tipos básicos: segmentação TOTAL ou segmentação PARCIAL.

   - Segmentação total ou holoblástica: É a que atinge todo o ovo. Pode se dividir em:
     ▪IGUAL: quando origina blastômeros do mesmo tamanho; ocorre em alguns ovos Oligolécitos;

     ▪DESIGUAL: quando origina blastômeros desiguais (macrômeros e micrômeros); ocorre na maioria dos ovos Oligolécitos e em todos os Heterolécitos;


   - Segmentação parcial ou meroblástica: É a clivagem que aparece apenas na superfície do ovo. É composta por duas modalidades:
     ▪DISCOIDAL: quando a clivagem ocorre na cicatricula do polo superior, originando uma mórula achatada;

     ▪SUPERFICIAL: quando o núcleo central sofre várias divisões e os que formaram, migram para a porção periférica do ovo, originando os blastômeros.



Processos de desenvolvimento embrionário

Durante o processo de desenvolvimento do embrião, o ovo vai se modificando. Cada uma dessas novas fases, recebe um nome, na qual respeita uma sequência:

ZIGOTO > MÓRULA > BLÁSTULA > GÁSTRULA > NÊURULA

Gastrulação

É um processo de transformação da BLÁSTULA em GÁSTRULA, estágio embrionário que se caracteriza, pela formação dos folhetos germinativos. 

Organogênese

É uma etapa que compreende a formação dos órgãos que constituem o animal a partir dos três folhetos germinativos.

   - Ectoderme: origina a epiderme, e seus anexos, como pelos, unhas e glândulas;

   - Mesoderme: origina a derme, cartilagens, ossos, músculos estriados e não-estriados, sistema urogenital e cardiovascular;

   - Endoderme: origina o fígado, pâncreas, revestimento da bexiga urinária e da uretra, tudo respiratório e digestório, com excessão da boca e do ânus.








Comentários