BIOTECNOLOGIA


   • O que é Biotecnologia?

A Biotecnologia compreende um estudo de técnicas e de processos biológicos que podem saciar (ou não) o interesse humano, principalmente, na área da agricultura. BIOTECNOLOGIA, vem do grego: Bio= Vida; Techno= Técnica; Logos=Estudo.

 • A Engenharia da Biotecnologia


 A conhecida Engenharia Genética, é montada por um conjunto de técnicas que estão co-relacionadas com a manipulação do DNA. Eventos históricos marcam a Engenharia Genética como uma grande descoberta do final do século XX, tendo ganhado mais notoriedade a partir do século XXI, com foco somente em melhorar a expectativa de vida dos humanos. Hoje em dia, a Engenharia Genética está muito presente na fermentação de muitos alimentos consumidos por nós, como por exemplo o pão, que na sua fermentação necessita da ação de uma levedura (Saccharomyces cerevisiae), assim como o vinho e algumas cervejas.
 
 • A Descoberta de Berg 
 

 Foi por volta de 1970, que um geneticista norte-americano, conhecido como Paul Berg, descobriu algo que revolucionou a Biomedicina: O DNA Recombinante. Em seu experimento, Berg utilizou enzimas de restrição (que em bactérias, atuam como forma de defesa) para realizar um corte no DNA de dois microorganismos diferentes e assim, junta-los, descobrindo que é possível juntar uma parte de uma cadeia de DNA com outra. Sua descoberta foi tão importante é inovadora, que em 1980, Berg ganhou o Prêmio Nobel de Química. 

Para exemplificar melhor, vamos tomar como um exemplo a teoria de criação de dinossauros citada no filme "Jurassic Park" de Steven Spielberg:

"Achando uma peça de âmbar com um mosquito, é possível retirar sangue, supostamente de um dinossauro a milhões de anos atrás. Contendo DNA no sangue, uma parte dessa cadeia seria fundida a cadeia de um Sapo, formando assim uma célula que, posteriormente, se tornaria um dinossauro."





 • Geneticamente Modificado 


 Hoje em dia, com o grande avanço científico e tecnológico, a Biotecnologia tem se tornado uma importante ferramenta principalmente na produção de alimentos. Por isso, atualmente, há uma ampla lista de alimentos que podemos considerar como ALIMENTOS TRANSGÊNICOS, que não são nada mais que alimentos que receberam um gene estrangeiro (como explicado no tópico anterior). Temos muitos exeplos de alimentos transgênicos, como o Miojo, salsicha, Margarina e também soja. Todos podem ter sido modificados geneticamente. Ainda não se foi cientificamente comprovado quais são os efeitos causados por tais alimentos quando ingeridos pelo ser humano, mas será que estão relacionados com doenças degenerativas? Ou são apenas inofensivos e não trazem tanto mal? Ainda não sabemos, mas futuramente entenderemos.


Por Ronald Aquino

Comentários